domingo, 17 de junho de 2012

A INFÂNCIA EM DEBATE

 

ZERO HORA, 17 de junho de 2012 | N° 17103

A infância em debate no Painel RBS. Especialistas discutem situação de crianças e adolescentes que vivem nas ruas das cidades

O problema das crianças e dos adolescentes em situação de rua, abordado em caderno encartado na edição deste domingo de Zero Hora, será tema de um Painel RBS especial nesta segunda-feira. O debate reunirá autoridades e especialistas da área, com transmissão ao vivo pela TVCOM, Rádio Gaúcha e pelo site www.painelrbs.com.br.

Os convidados serão questionados sobre as causas e as alternativas de solução para o drama. O debate será dividido em três blocos.

O primeiro contará com a presença de dois pesquisadores com experiência no assunto: o sociólogo Ivaldo Gehlen, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o psicólogo Lucas Neiva-Silva, do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da UFRGS.

No segundo bloco, os debatedores serão José Antônio Daltoé Cezar, juiz da 2ª Vara do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre, e Marcelo Dornelles, subprocurador geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público. O último segmento contará com a presença de Fabiano Pereira, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, e Júlia Obst, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) de Porto Alegre.

O painel ampliará a discussão lançada pela reportagem Filho da Rua, que reconstitui, em um caderno de 16 páginas, a trajetória de um menino de 14 anos que acumula quase uma década de perambulações pelas esquinas de Porto Alegre – fugindo de casa e de abrigos, consumindo drogas e envolvendo-se com violências. O trabalho é resultado de três anos de apuração da repórter Letícia Duarte e do fotógrafo Jefferson Botega.

Letícia será um dos entrevistadores do evento, em parceria com Daniel Scola e Manoel Soares. A mediação ficará a cargo de André Machado.

Para acompanhar
- O que: Painel RBS especial Filho da Rua – Alternativas para o drama dos meninos das esquinas
- Quando: nesta segunda-feira, das 9h30min às 11h
- Como acompanhar: o debate será transmitido ao vivo pela TVCOM, pela Rádio Gaúcha e pelo site www.painelrbs.com.br

 CAPA DE REPORTAGEM ESPECIAL

Felipe é infantil, mas agressivo; pede ajuda, mas não larga o crack; procura a família, mas vive nas esquinas. A sociedade sustenta seu vício com esmolas. A mãe cansou da luta para resgatá-lo. Projetos sociais dos governos fracassaram na missão de ajudá-lo. Por três anos, ZH seguiu os passos de Felipe e mostra, nesta reportagem, como a mistura de omissão, pobreza, desestrutura familiar e falta de horizontes é o berçário ideal para o nascimento de um menino de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário