sábado, 16 de junho de 2012

FÓRUM SOBRE O TRABALHO INFANTIL

EDITORIAL CORREIO DO POVO, 16/06/2012


O Brasil será sede, neste ano de 2013, da 3 Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O decreto institucionalizando a iniciativa foi assinado pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira. Na última terça-feira, foi registrado o Dia Internacional de Combate e Erradicação ao Trabalho Infantil e a fixação do país como anfitrião da iniciativa faz parte das medidas relativas ao tema.

O eixo temático da conferência foi definido como "Estratégias para acelerar o ritmo da erradicação das piores formas de trabalho infantil". As duas últimas edições do fórum ocorreram em Haia, na Holanda, quando então houve a sugestão de que o Brasil fosse o anfitrião da edição posterior, o que foi agora confirmado.

Para o coordenador nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, com a assinatura do decreto, o Brasil reitera seu posicionamento de contribuir com a comunidade internacional no sentido de erradicar as piores formas de trabalho infantil. Seu gesto é um chamado para que governos, organizações de empregadores e a sociedade civil se engajem na jornada de combate às formas de aproveitamento da força de trabalho de crianças e de adolescentes, comprometendo seu futuro e seu desenvolvimento saudável.

A presidência da conferência será exercida em conjunto pelos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, das Relações Exteriores e do Trabalho e Emprego. Outras entidades e ONGs ligadas ao tema serão convidadas a colaborar com os trabalhos de organização.

O trabalho infantil é chaga que persiste no mundo, mesmo em nações civilizadas, e é preciso adotar as medidas cabíveis para erradicá-lo. Não é possível continuar a conviver com tal ignomínia, que deve ser debelada a qualquer preço.

3 comentários:

  1. meu nome e Juvenal fiel e eu estou desenvolvendo um trabalho sobre abandono infantil que trata o assunto de um outro ângulo que e o abandono dentro da própria casa(na família)estou lançando 3 ebooks estão na Amazon,, com meu nome vc pode achar os 2 títulos e mais 1 de poemas preciso de ajuda para divulgar esse trabalho ate mais e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. meu email e juvenalfiel@gmail.com,,, ate mais

    ResponderExcluir
  3. meu email e juvenalfiel@gmail.com , ate mais.

    ResponderExcluir