terça-feira, 19 de junho de 2012

AGILIDADE PARA OS FILHOS DA RUA




EDITORIAL ZERO HORA 19/06/2012


O Painel da RBS, que reuniu ontem especialistas para debater o tema Filho da Rua – Alternativas para o Drama dos Meninos das Esquinas, deu uma ideia das dimensões do desafio de evitar que crianças e jovens passem a viver ao relento, principalmente com a adoção de providências de caráter preventivo. Mas, acima de tudo, chamou a atenção para a demora nas ações da rede assistencial, provocada principalmente pelo excesso de burocracia. É inadmissível que, uma vez detectada uma criança em situação de risco – como o garoto retratado pelo nome fictício de Felipe na reportagem dominical de Zero Hora –, o poder público possa demorar tanto, como costuma ocorrer, para agir.

É óbvio que o ideal seria não haver meninas e meninos de rua, situação possível apenas com a adoção de medidas preventivas realmente eficazes. No episódio específico do garoto que teve sua trajetória acompanhada nos últimos anos pela reportagem, uma providência básica para evitar seu desvio para pequenos delitos e para as drogas teria sido propiciar-lhe acesso à Educação Infantil. Só os recursos do Bolsa-Família, nessas circunstâncias, são insuficientes para assegurar maior estrutura familiar, num ambiente sem chagas como a violência doméstica e o alcoolismo, que restrinja as chances de as crianças saírem de casa e caírem na droga.

Quando essas condições mínimas inexistem, cabe ao poder público entrar em ação imediatamente a partir do momento em que a criança ou adolescente é identificado vivendo longe da família. Um minuto a mais pode ser tarde para evitar mais uma vítima precoce do desamparo, de todo tipo de abuso e de subserviência a drogas de efeitos avassaladores como o crack.

A precariedade da assistência aos dependentes químicos – hoje contemplados no máximo com um rápido período de desintoxicação –, aliás, é um dos pontos frágeis da atuação do poder público, como ficou constatado no Painel RBS. Tanto o poder público quanto a sociedade, no conjunto, precisam ter consciência de que qualquer caso já envolvendo consumo de droga é muito mais difícil de ser solucionado, o que reforça a importância da prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário