quinta-feira, 29 de maio de 2014

A COPA E OS DIREITOS DAS CRIANÇAS




ZERO HORA 29 de maio de 2014 | N° 17811
ARTIGO


Mariza Alberton*




Durante a Copa 2014, temos a considerar o inevitável risco da violação dos direitos de crianças e adolescentes. Grande número de estrangeiros há de vir ao Brasil e nem sempre suas motivações para visitar o país tropical estarão voltadas para o turismo sadio, nem para o espetáculo futebolístico. Mas não podemos culpar apenas os “gringos” que aqui aportarão por ocasião deste megaevento! Uma legião de brasileiros também circulará pelo nosso país e, muitos, com segundas intenções. Nossas crianças e adolescentes estarão em situação de risco..

Devemos sempre nos antecipar às situações desfavoráveis para fazer frente aos problemas e poder construir estratégias de ações positivas. No contexto do megaevento esportivo que o Brasil em breve sediará, a situação não pode ser diferente! Prevenir é sempre melhor do que remediar. Sendo assim, devemos evitar toda e qualquer situação que possa possibilitar violação dos Direitos Humanos de meninas e meninos. Para mobilizar e fortalecer as redes locais, articular e monitorar as ações, captar recursos, construir estratégias de intervenção e realizar planejamentos, já estamos há bastante tempo nos preparando. A Agenda de Convergência, construída pela ação conjunta das redes nacionais de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, governo federal e por organismos internacionais, é uma importante ferramenta para estabelecer ações de proteção e defesa em favor da infância brasileira. A partir desta agenda, foram estabelecidos compromissos compactuados pelos gestores municipais das cidades-sede da Copa 2014 com a União e os respectivos Estados.

Em 2013, transformamos a Jornada Estadual contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em espaço privilegiado para debater com as redes locais os legados da Copa para o nosso país, levantando problemas e apontando soluções. Coroando esta experiência, realizamos o evento “Por um Futuro Campeão” nesta quinta-feira, dia 29 de maio, às 18h30min, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. O objetivo é apresentar alternativas para garantia dos direitos de crianças e adolescentes durante a Copa.


PROFESSORA, ESPECIALISTA NA ÁREA DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Nenhum comentário:

Postar um comentário