sábado, 18 de abril de 2015

SEDUÇÃO DO TRÁFICO. AS CRIANÇAS DESDE CEDO SE ACOSTUMAM COM O ERRADO



DIÁRIO GAÚCHO - 18/04/2015 | 07h07

Sedução do tráfico. "As crianças desde cedo se acostumam com o errado", diz delegado. Desde o ano passado, delegacia comandada por Alencar Carraro já desarticulou pelo menos dois grupos envolvidos com o tráfico e com vandalismo formados



Quando trabalhou no Vale do Sinos, o delegado Alencar Carraro participou das investigações de pelo menos dois casos de adolescentes que colecionavam homicídios. À frente da DP de Eldorado do Sul, desde o ano passado, já desarticulou pelo menos dois grupos envolvidos com o tráfico e com vandalismo formados, em sua maioria, por adolescentes.


Diário Gaúcho – O fato de se tratarem de comunidades distantes das áreas mais centrais da Região Metropolitana influencia na entrada desses jovens para o crime?

Alencar Carraro – Há um ambiente propício na periferia. Em geral, são áreas invadidas em lugares degradados, sem a presença marcante e correta do Estado. Então, essas crianças desde muito cedo se acostumam com práticas erradas. Desde o gato na energia elétrica até aquele pequeno furto. Não é difícil reproduzirem modelos errados.

DG – É um terreno fértil para uma facção criminosa arregimentar novos soldados?


Alencar – São os traficantes que dão a eles a sensação de ser notado e respeitado, que a idade exige. Na escola ou em casa, ele passam despercebidos. O ganho em dinheiro e status, para ter uma arma, uma moto, as namoradas, é muito fácil. Então, quem vai ser o otário para estudar e demorar para ganhar tudo isso que ele pode ter em um ou dois meses?

DG – A ousadia desses meninos em seus depoimentos surpreende o senhor?

Alencar – Já não me surpreende, me entristece. Eles têm a necessidade de contar as suas proezas e ostentar. Nós ouvimos algumas meninas que andam com eles. Elas, em geral, os valorizam por essa ostentação. Então, eles chegam a se apressar para assumir a droga, a arma ou o que for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário