segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PROFISSIONAIS DA FASE TERÃO CURSO PARA AJUDAR A QUALIFICAR INTERNOS

ZERO HORA 13 de agosto de 2012 | N° 17160

SEGUNDA CHANCE

Os professores e socioeducadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) começam hoje um curso promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), em Porto Alegre. O objetivo é implantar o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na instituição.

Segundo a diretora da associação e coordenadora do programa, Carolina Gralha Beck, o curso será para os profissionais da unidades Carlos Santos e Padre Cacique e também da Escola Pasqualini – no total, 82 serão participantes em agosto. Conforme a magistrada, as aulas terão enfoque vinculado ao Direito do Trabalho e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, como abordagens de temas relacionados a drogas e violência. O curso será ministrado por juízes do trabalho, psicólogos e promotores de Justiça na sede da Amatra IV, no Menino Deus.

Intenção é facilitar entrada dos jovens no mercado

Depois dessa etapa, os próprios magistrados irão à instituição para participar de encontros com os internos. De acordo com a presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires, o curso é resultado da parceria com o Judiciário, para que os jovens da Fase façam parte dos programas de qualificação profissional e, ao sair da instituição, possam ser inseridos no mercado de trabalho.

Segundo Joelza, atualmente, 130 internos estão no programa Jovem Aprendiz do governo federal, e aproximadamente 160 meninos estão aguardando para começar o programa até o início de setembro.

– A parceria com o Judiciário é uma das ações planejadas para elevar o nível dos adolescentes – comentou.

Para a presidente da Fase, o importante é que, com os projetos de aumento de escolaridade e de qualificação, eles saiam com carteira de trabalho assinada e estimulados a seguir em frente. Ela participa hoje da aula inaugural juntamente com o presidente da Amatra IV, Daniel Nonohay, e do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário