sexta-feira, 4 de maio de 2012

PARA REFLETIR

Alberto Iriart - via face - 4 de Maio de 2012 01:57

Saindo de um happy, fui ao Zaffari Higienópolis em torno de 23:30h e ao chegar me deparei com uma guarnição da BM, cumprimentei dois Policiais Militares e vendo uma pessoa presa no interior da viatura me inteirei da "ocorrência" tanto com os PMs como com os funcionários no interior do Super:

O preso, menor, havia cometido o crime ( ops, o detido...o ato infracional) de tentar o homi...cídio (efetuou três disparos) contra o segurança daquele estabelecimento (sendo que um dos disparos acertou a virilha do trabalhador).

Em que pese a proliferação e a banalização da violência (que não guarda especificidades de horário nem local e já atinge shoppings e hipermercados), a reflexão deve ser feita na questão macro. Neste episódio, o delinquente menor, era funcionário do Super e havia recebido um "gancho" de três dias por parte do Fiscal que lhe informou também da sua transferência após a penalização e o "menor" ao sair (cerca de uma semana atrás, tudo segundo testemunhos que colhi entre os próprios funcionários), "o prometeu", dizendo que ele (o fiscal) não sabia com quem estava lidando nem de onde ele era.

Após chegar ao Super, o menor ao ver o segurança que percebera seu "animus", disse em alto e bom tom: Nem vem que tu vai pro saco também! E, em ato contínuo, sacou de seu revólver e atirou três vezes contra o segurança e fugou, sendo então preso pelo Sgt LIDURINO SILVA DE MATOS, Sgt HELIO DE PONTES LUCAS e Sd GABRIEL FALCÃO que o detiveram momentos depois e se aprontavam para deixar o estabelecimento e conduzir a parte "menor".

A perplexidade (que já não afeta a nós Policiais) era de ouvir e ver a expressão de espanto dos funcionários que o tal "menor" dizia (após os disparos e após ser preso) que em ele sendo "de menor", ficará pouco tempo "guardado" e em breve estará livre !!!

Quem está no Front, sabe que cada vez mais os "menores" sabem da condição de seus "benefícios" decorrentes da idade e se aproveitam disso. Isto quando traficantes e outros da banda podre da sociedade não os aliciam com "propostas irrecusáveis" do ganho fácil e da impunidade.

Me pergunto: ATÉ QUANDO ??? Não basta a senhora chorando porque a filha menor estava na "visada" de uma bala perdida neste caso?... E os milhares de policiais que se arriscam diariamente com o risco de suas próprias vidas numa cruzada sem fim no "retrabalho" de prender várias vezes os mesmos...???

Está na Hora de debaterem e mudarem este cenário juntos, Políticos, Judiciário, MP, Sociedade e os que estão no "FRONT" (policiais) que são aqueles homens e mulheres que vivenciam esta situação que cada vez mais se agrava. As pessoas só lastimam quando a perda é de alguém próximo.

A OCORRÊNCIA

INVASÃO A MERCADO. Pânico e um baleado em tentativa de assalto. Polícia apreendeu adolescente de 16 anos que teria cometido o crime ontem - zero hora 04/05/2012

Um segurança foi baleado durante uma tentativa de assalto ao supermercado Zaffari, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, na noite de ontem. O roubo teria sido anunciado por um adolescente de 16 anos por volta das 22h30min, levando pânico a clientes que ainda estavam no local. O garoto atingiu com um tiro a perna do segurança do supermercado Ricardo Sudelo, 27 anos. Até o fechamento desta edição, a polícia não tinha a informação se o funcionário havia reagido. Ele foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor.

Um dentista de 32 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, conta ter ouvido pelo menos três disparos.

– Eu estava na sobreloja quando ouvi os tiros. No primeiro, parecia que algo tinha caído no chão. Nos outros, me dei conta do que era. Tudo ocorreu bem na entrada, ainda antes dos caixas – lembra.

Conforme a testemunha, o supermercado ainda estava movimentado no momento da invasão:

– Depois dos disparos, pude ver, de onde eu estava, as pessoas saindo correndo. Elas abandonaram os pertences. Só um tempo depois começaram a retornar.

Segundo a Brigada Militar, o adolescente seria um ex-funcionário do mercado. Ele foi encontrado pela BM cerca de 30 minutos depois do crime, escondido em uma praça na Rua Doutor Eduardo Chartier com a Avenida Cristóvão Colombo, perto do estabelecimento. De acordo com o sargento Roberto Ritta, do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ele alegou que precisava de dinheiro e teria resolvido assaltar o local. O garoto portava um revólver e foi levado para a Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (DECA), onde permanecia até a noite de ontem.

A assessoria de imprensa do Zaffari preferiu não se manifestar sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário